Veja, toque, ouça, prove, sinta.
É através dos cinco sentidos que podemos apreciar o que nos rodeia. No entanto, notamos que certos sentidos são mais explorados que outros. Embora a visão e a audição sejam estimuladas com mais frequência, nossa boca e nariz são, na maioria das vezes, negligenciados, amplamente esquecidos pelos trabalhos que nos são oferecidos.
Se, no futuro, a criação de perfumes ou a alta gastronomia se tornarem parte dos museus, novas interações com o espectador poderão ser desenvolvidas. E isso já é o que jovens criativos estão buscando fazer ao integrar a dimensão olfativa em seus trabalhos.
A instalação "Scents of the City" (ou "Cheiros da Cidade"), por exemplo, foi desenvolvida pela agência Rosapark para a empresa de viagens Thalys. Nela, o olfato protagonizou uma campanha publicitária fora do comum, instalada na galeria de arte Antoine Dansaert, em Bruxelas.
O trabalho consistiu em dezenas de tubos coloridos e perfumados, convidando o espectador a sentir e interpretar as fragrâncias presentes.
Assim, diferentes cidades da Europa foram representadas por perfumes específicos.
"Quem não associa Amsterdã com suas flores, Bruxelas com seu chocolate ou Paris com seu croissant?", comenta Agnès Ogier, CEO da Thalys.
Para os idealizadores da campanha, o que mais surpreendeu os público foi a provocação de exercitar o olfato em um ambiente onde isso normalmente não acontece.
Através deste projeto, a Rosapark deu sentido a alma de uma agência de viagens ao sublimar olfato e memória, permitindo o sonho através dos perfumes. Assim, a campanha foi capaz de despertar emoções associadas a determinadas lembranças com intensidade e profundidade ímpares.
Fonte: Fubiz.
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